Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 maxprimenumber


Albert Richter

Têmpera De Herói

 

Sprinter brilhante, Albert Richter pagou com a vida sua aversão ao nazismo

 

Julho de 1934. No velódromo de Hanover, a multidão levanta o braço direito, fazendo a saudação nazista, para aclamar Albert Richter, que acaba de se tornar bicampeão da Alemanha de velocidade. Apenas uma pessoa não faz o gesto: o próprio Richter, que pousa ostensivamente a mão direita sobre a coxa. Um mês depois conquista o segundo lugar no campeonato mundial de velocidade e ofende novamente as autoridades nazistas, recusando-se a usar a camisa com a suástica: é o único atleta alemão a vestir a antiga camisa com a águia imperial.

 

Richter foi um dos maiores ciclistas de pista dos anos 1930. Nasceu em 1912, em Colônia. De família modesta, com 15 anos foi trabalhar como operário, como o irmão e o pai. Nessa época começou a freqüentar o velódromo da cidade para admirar Mathias Engel, campeão mundial de velocidade de 1927. Dividia o tempo com os estudos de violino, respeitando o desejo do pai, atingindo um bom domínio do instrumento.

 

Mas a paixão pelas duas rodas foi mais forte. Resolveu treinar todas as noites no velódromo, escondido do pai. Logo se tornou uma promessa, batendo alguns profissionais nos treinos. Começou a competir com 16 anos em pista e em provas de estrada. O pai acabou descobrindo a paixão do filho quando este voltou para casa com uma clavícula quebrada. Apesar da ira paterna, o rapaz não cedeu.

 

Venceu o Grande Prêmio de Paris para amadores em 1932 e passou a treinar sob as ordens de Ernst Berliner, ex-campeão e técnico de prestígio. Perfeccionista, Richter seguia à risca as recomendações de Berliner, como comer carne crua antes de cada competição – hábito que teria o poder de aumentar suas forças. No campeonato mundial de velocidade amador, disputado em setembro do mesmo ano em Roma, Richter bateu 24 adversários e conquistou o título. Voltou consagrado para a Alemanha.

 

Tornou-se profissional no ano seguinte. Seguindo os conselhos de Berliner, foi viver em Paris, que na época era o centro mundial do ciclismo de pista. Nos quatro velódromos da capital francesa, as competições aconteciam durante todo o ano, reunindo a nata da modalidade. Richter aprendeu o idioma e se adaptou perfeitamente à nova vida. Seu estilo fluido e potente encantou os franceses, que o apelidaram de “o oito cilindros alemão”. Campeão incontestável de seu país entre 1933 e 1939, Richter acumulou vitórias em inúmeras provas internacionais. Enquanto o nazismo conquistava a população alemã, o ciclista continuava execrando Hitler e o anti-semitismo.

 

Em 1937 Berliner foi proibido pelo Reich de exercer suas funções por ser judeu. Refugiou-se na Holanda e continuou a treinar Richter, que se recusou a mudar de técnico, apesar das pressões dos dirigentes alemães.A despeito de suas posições abertamente antinazistas, seus êxitos esportivos foram explorados contra a sua vontade pelo regime, afinal, Richter era, aos olhos do Reich, a encarnação da superioridade da raça ariana. Isso acabou por “protegê-lo” por um tempo.

 

Quando a Segunda Guerra Mundial estourou, em setembro de 1939, o ciclista se negou a combater: “Não posso atirar nos franceses, são meus amigos”. A Gestapo decidiu então fazer dele um espião. Richter recusou e deixou o país. No dia 31 de dezembro tentou cruzar a fronteira com a Suíça, levando a bicicleta e 12.700 marcos escondidos nos pneus, destinados a um amigo judeu refugiado no exterior. Foi denunciado e preso sob a acusação de tráfico de divisas. No dia 2 de janeiro, a Gestapo anunciou que Richter havia cometido “suicídio” em sua cela. Não contentes em assassinar o campeão, os nazistas conspurcaram sua memória, difamando-o na imprensa. O gesto foi em vão: em 1997, o novo velódromo de Colônia foi dedicado “à memória de Albert Richter, vítima da desumanidade nazista”.

 


Alexandre Agabiti Fernandez
é jornalista e ciclista diletante



Albert Richter


Albert Richter1



Albert Richter2


Albert Richter3


Albert Richter4


Albert Richter5



Albert Richter6


Albert Richter7

Criar um Site Grátis   |